quinta-feira, 3 de outubro de 2013

POR QUE ESTUDAR


Sou muito burro; mas mais do que burro, sou mesmo é ignorante. Por isso preciso estudar. Tenho muitas dúvidas – e aqui não vai qualquer demagogia, falsa modéstia (até porque não a tenho) ou argumento retórico para impressionar – em assuntos nos quais as pessoas têm certezas, convicções, opiniões, convencimentos, pareceres certos e tudo mais.

Fico sempre inseguro se não falarei besteira ou “senão estarei falando” besteira. Tenho dúvidas demais sobre policiamento, segurança pública, criminalidade, controle da violência, vida em sociedade, planos existenciais, espírito humano, a diferença entre moral e ética, os fazeres humanos, os afazeres animais, as coisas do mundo, as paixões da vida, as desventuras da alma….

Tenho dúvidas e inseguranças demais. Não consigo nunca muita convicção em nada. Daí preciso ler para evitar os erros já cometidos, as trapaças já declaradas, as feições já derrubadas. Não posso cometer os mesmos erros. Mas é muita coisa para ler, muitos livros para folhear, muitos idiomas para aprender, muitos autores para decorar, muitas notícias para saber… Não tem como saber!

Como pode, então, as pessoas saberem? Como podem criticar e destruir sem qualquer nova proposta para construir? E como conseguem saber e acreditar naquilo que acham que sabem? Deve ser intuição, experiência, outras vidas e outros planos. Não tive esta sorte do conhecimento pré-programado, nem a certeza da convicção ignóbil. Da mesma forma, não tive a sorte da satisfação monetária ou da ilusão do poder. Felizes aqueles que desejam apenas os prazeres do dinheiro e do poder. Infeliz daquele que deles depende.

Como não fui um dos agraciados com essas paixões ou com a detestável e amável torpeza da convicção, tenho que voltar a estudar. Tenho que melhorar um pouco minha insegurança interior, preciso fortalecer meu espírito. Acho que vou voltar a ler, a aquietar-me, a ouvir mais do que falar.

Tudo no universo vive sob a eterna lei da expansão e da retração, um eterno e infinito ciclo de aumentar e diminuir, de inspirar e expirar. Aproxima-se a minha hora de recolher-me por um tempo, de um ciclo de estudo, de um pouco de reflexão, retração e preparação para uma futura fase de expansão. Melhor assim. Ninguém modifica as leis imutáveis do universo.

Um comentário:

  1. Para que estudar? Escrever é falar sem ser interrompido, algo difícil em das atuais.

    ResponderExcluir