domingo, 25 de agosto de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA?


Tudo que escrevo pode ser jogado sistemicamente dentro de uma das três grandes áreas da segurança pública, uma divisão que criei para explicar a complexidade dessa área da sociedade, de atuação e de conhecimento.

Divido a segurança pública e escrevo sobre isso para atingir mais facilmente as pessoas, para conseguir escrever com alguma autoridade - já que as pessoas valorizam isso antes de saberem o conteúdo do que é pensado e escrito - para aproveitar o pavor existente da criminalidade, para fazer com que leiam.

Mas a segurança pública e o crime nos permitem reflexões muito mais profundas, nos impulsionam a isso, nos obrigam a isso. Quando se pensa em segurança pública se pensa em viver, em por que vivemos assim, em por que somos assim, em por que existe a maldade, em como o ser humano escolhe.

Pensar a criminalidade nos obriga a refletir sobre sua origem, sobre as entranhas mais profundas do ser humano e sua forma de organização em grupo, sobre o que queremos da vida, sobre para onde vamos, sobre como devemos viver a nossa existência na terra, sobre se existe um Deus Onisciente, Onipotente e Onipresente. Pensar sobre o porquê do crime nos obriga a refletir sobre o livre arbítrio, sobre o destino, sobre a sociedade e o determinismo que ela nos impõe, sobre a influência do universo em nós, sobre o que estamos fazendo até que sejamos vítimas.

Refletir sobre segurança pública nos permite caminhos indescritíveis e infinitos, ainda que não seja só isso. Antes, obviamente, temos que pensar em não sermos vítimas, em controlar o crime, em definir o que é crime, em pensar uma atuação real e possível para a polícia. Mas isso são obviedades, ainda que difíceis de serem concretizadas de forma eficiente no mundo real.

Acredito que a dificuldade em solucionar tudo isso que envolve segurança seja o enigma primeiro de entendermos o que estamos fazendo aqui e com a nossa existência. Acredito que apenas entendendo isso poderemos saber para onde estamos indo com a polícia e com a segurança pública. Antes disso é apenas esperança vã de que algo mudará ou que conseguiremos infligir um medo maior naqueles que não sabem por que vivem ou que não conseguiram interiorizar alguma ilusão para uma existência sem sentido.

Um comentário:

  1. Muito profundo sua reflexão, acredito que todos deveriam pensar neste assunto. Talvez algumas lições básicas poderiam nos ajudar, as religiões estão no mundo para melhorar o convívio da sociedade em uma determinada época. No Cristianismo por exemplo encontramos no evangelho de Mateus várias ensinamentos que interpretados e aplicados melhorariam, e muito nossas relações até mesmo nos dias de Hoje.

    ResponderExcluir