sábado, 11 de maio de 2013

PLANEJAMENTO FAMILIAR E A RESPONSABILIDADE DOS PAIS

A partir de estudos criminológicos, podemos afirmar, com certa margem probabilística, que há uma tendência das famílias melhor estruturadas - onde existe afeto entre seus membros - não terem seus filhos envolvidos com crimes graves e violentos. A responsabilidade dos pais nesse aspecto não pode ser minimizada, pois é na família que os primeiros vínculos sociais são construídos, assim como as primeiras visões de mundo e de sentido.
Assim, não podemos imaginar que exista algum afeto possível ou construção de vínculos sociais saudáveis quando crianças passam fome. Famílias muito pobres e muito numerosas terão dificuldades enormes de educar suas crianças e o afastamento familiar torna-se quase que inevitável para possibilitar a convivência com as tensões geradas pelas dificuldades de sobrevivência. A violência interpessoal nessa realidade é normal e compreensível, mas traz reflexos induvidosos para uma vida adulta violenta e carente de sentido social.
É responsabilidade das escolas, dos governos, das igrejas, das associações de moradores e de todos nós (pais, amigos, vizinhos, patrões) uma orientação sexual para o planejamento familiar. A conscientização exige tempo, mas é a única solução duradoura de longo prazo para questões de segurança pública. Temos que parar de formar criminosos em nossa sociedade e apenas depois querermos consertar o problema, nos iludindo que conseguiremos isso prendendo pessoas.
Quem ganha um salário mínimo não pode sonhar em ter dez filhos, pois não conseguirá, no mundo capitalista em que vivemos, propiciar dignidade aos seus filhos. Observe-se, no entanto, que não existe irresponsabilidade parental apenas em famílias numerosas e pobres. Isso não diz respeito tão somente a condições de riqueza ou quantidade de filhos. Trata-se de responsabilidade com uma vida, com o cuidado, com o afeto, com a formação que uma criança exige. Muitos ricos pouco se importam com seu único filho.
Segurança pública, pode-se perceber, não é simplesmente prender bandidos. É algo bem mais complexo e difícil de abordar. Mas não duvidem: a medida mais importante para sua melhoria é a compreensão de que para ser pai e mãe é necessário respeito à vida e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário