domingo, 14 de abril de 2013

POR QUE ESTUDAR CRIMINOLOGIA?

Existe uma ciência que estuda o crime, o delinquente, a vítima, as polícias, as penas, as prisões e a reinserção social do criminoso. Essa ciência é a criminologia, a qual realiza estudos empíricos que nos ajudam a entender o fenômeno criminal, tanto em um aspecto individual, para nos protegermos, quanto em um aspecto mais amplo, para pensarmos a segurança pública e a sociedade em que vivemos.
Portanto, podemos afirmar que não se faz segurança pública apenas com boa vontade, intuição e “achismos”. Em que pese boa vontade ser fundamental em tudo que fazemos na vida, só isso não basta para pensar e realizar políticas de segurança pública, ser policial e opinar sobre o que é melhor para nossa sociedade em questões de direito penal, políticas criminais e polícia.
Temos que estudar e entender por que o crime ocorre, por que alguém se torna criminoso, como podemos controlar e diminuir a criminalidade, qual o efeito de determinadas medidas e ações no convívio social.
A política criminal não pode ser feita apenas com base em uma ideologia política, ainda que um pouco sempre vá existir, assim como o direito penal não pode ser utilizado apenas como ferramenta de controle social, ainda que um pouco sempre será. A Criminologia se apresenta como uma proposta quase que pueril de explicar o crime, medir a criminalidade, intervir na pessoa do infrator, conhecer a polícia, avaliar as diferentes respostas ao delito e, de uma forma geral, prevenir o crime.
Essa visão de qual é a função e do que é Criminologia não é unânime, mas é com certeza a que melhor pode trazer respostas possíveis em um mundo pragmático capitalista como o que vivemos. Ela de fato serve para alguma coisa. A outra visão existente da Criminologia também é benéfica, ainda que não completa, pois possibilita críticas e reflexões sobre nossas visões de mundo e do crime.
Nunca acabaremos com a criminalidade, mas podemos fazer com que apenas seja crime o que realmente precisa ser crime, que os delitos estejam sob controle e que a polícia seja somente usada quando realmente necessária, não transformando a segurança pública em salvadora do mundo e da nossa vida, coisa para a qual não serve.

Um comentário:

  1. Desde a época de Sta Maria, vc tinha uma queda neste assunto. E deu no que deu. Sempre olhando os noticiários por aí, vejo seu nome e o bom trabalho que vc realiza. Parabéns Sucesso!
    Rodrigo Beghetto

    ResponderExcluir