domingo, 28 de abril de 2013

MAS COMO ALGUMA COISA VAI FUNCIONAR?

É por não entender completamente a razão humana e a motivação para o crime que busco na Criminologia algumas diretrizes, que diminuem o subjetivismo, a complexidade e facilitam a adoção de medidas probabilisticamente mais capazes de alguma melhoria. Os programas de segurança pública adotados em Bogotá, na Colômbia, em Nova Iorque, em Pernambuco e agora no Paraná parecem abarcar medidas que trazem resultados bons. Estudando-os, podemos constatar algumas medidas comuns, que melhoram a vida em sociedade, ainda que não erradiquem o crime.
No entanto, existe sempre uma angústia intrínseca em quem tenta de forma séria estabelecer as políticas de segurança pública (utilizo o termo segurança pública de forma ampla, como venho tratando em meus artigos, não apenas como questões policiais): tudo que tentamos fazer em segurança pública parece pouco. E por ser pouco sempre temos que esperar, sempre falta algo, sempre funcionaria se existisse uma outra situação. Aí acaba que nunca conseguimos visualizar uma mudança completa e nos iludimos até que nossa hora chegue.
A polícia prende, faz operações, morre, mata, investiga....E? Parece que nada muda. Às vezes, realmente parece que em segurança pública e políticas criminais nada funciona (nothing works). Talvez as mudanças apenas sejam vistas daqui a alguns anos. Sinceramente, não acredito muito nisso. Não acredito por um único motivo: confundem segurança pública com administração das polícias, deixam para a segurança pública todos os problemas que existem em nossa sociedade, cobram medidas que essa área não podem implementar sozinha, fazem da segurança uma urna de problemas, onde podemos colocar tudo que não queremos ver.
Já escrevi sobre a lógica do absurdo em nossa sociedade e é exatamente isso. Às vezes sinto-me como um vendedor de fumaça, um chato que grita no deserto vazio para não enlouquecer com a sua solidão e sua falta de direção. Acho que continuo pensando sobre segurança pública apenas porque vejo que existem alguns que ainda buscam sinceramente, que tentam, que constroem, que erram, corrigem, que não se conformam.

Um comentário:

  1. Infelizmente algumas lutas parecem perdidas. A sociedade parece achar mais adequado encarcerar, que investir em politicas públicas para diminuir a violência. Deprimente.
    Mas como disse Darcy Ribeiro, perdi todas as minhas lutas, mas nunca desejei esta do lado dos que venceram.
    Enquanto se entender segurança público como sinônimo de efetivo policial, não vislumbro mudanças significativas.

    ResponderExcluir