quinta-feira, 7 de março de 2013

A LÓGICA DO ABSURDO EM NOSSA SOCIEDADE

Tratamos de todos os nossos problemas sem qualquer lógica e achamos que vamos resolver alguma coisa. Sempre tentamos resolver os problemas de cima para abaixo, achando que combatendo os sintomas acabamos com a causa. Da mesma forma, adotamos ações antagônicas e incompatíveis, achando que elas se encaixarão em algum momento ou que deixarão de gerar seus efeitos naturais.
Geralmente agimos assim em nossa vida e com nossos problemas pessoais, mas também agimos assim em nosso trabalho e em nossa sociedade, quando pensamos como será o nosso Estado. É por isso que tudo é tão difícil de funcionar. Quando não conseguimos entender as causas dos problemas, pensamos em remediar os efeitos que nos incomodam, mesmo que um dia as causas nos matem.
Um exemplo? Tenho vários. A obrigatoriedade de passar de ano esconde o problema da falta de nutrição na primeira infância e as condições ruins de estímulo e ensino nos primeiros anos de estudo. O discurso das drogas como razão de todos os males esconde o problema de não sabermos as causas da criminalidade e não conseguirmos explicar a eterna ausência de sentido da vida. Reclama-se do problema do caos no trânsito, mas toda nossa economia é baseada nas indústrias automotivas e no estímulo ao consumo de veículos. Reduzem-se os impostos para a compra de veículos, mas nos iludimos que um dia os engarrafamentos diminuirão, o transporte caótico melhorará e a poluição nas cidades diminuirá.
Como se pode produzir carros cada vez mais potentes e que atingem maior velocidade em menos tempo, mas se proibir e tentar limitar as altas velocidades? Se desejam que nós não andemos rápido, por que criam carros de passeio que atingem 300 Km/h? Depois querem nos multar, mas diminuem impostos para comprarmos mais e mais carros, cada vez mais e mais velozes. Aí almejam melhorar o trânsito e diminuir a poluição. Mas fazem nossa economia mais e mais refém da produção de carros. Algo não tem lógica em tudo isso. Acho melhor assumirmos que não queremos resolver nem melhorar nada. Carros velozes existem para correr. Indústrias e montadoras de veículos existem para colocar carros nas ruas!
Por Rafael F. Vianna
Publicado no Jornal do Ônibus, no Jornal Correio Paranaense e no Jornal de Colombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário