sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O QUE É ESTADO?

Prezados Leitores:
Nem todos estão prontos para viver bem com outras pessoas. Nem todos compreendem como é importante existir o outro, como a sociedade nos é útil, como seria difícil uma vida solitária na natureza violenta.
Em muitos ainda prevalecem os instintos primitivos e egoísticos necessários para a sobrevivência antes da sociedade. Por isso o mais forte ainda tenta se impor, ditar os caminhos de todo o grupo apenas pela intimidação. O mais forte tenta decidir e impor a toda sociedade qual é a finalidade prioritária, quem está certo quando existem conflitos de interesses entre duas pessoas, como as pessoas devem se comportar e agir.
Mas quando nos unimos com as outras pessoas para viver em grupo, não foi para sermos escravos do mais forte, para vivermos com medo, para não podermos escolher, para perdermos a liberdade. Escolhemos viver em grupo para termos benefícios, para satisfazer mais facilmente nossas necessidades de sobrevivência, de evolução, de felicidade.
Precisamos organizar a convivência, precisamos organizar a sociedade. Então estabelecemos como ela irá funcionar, como serão as regras para alguém decidir por todos nós (já que não podemos decidir todos em todos os momentos), como devemos nos comportar para não ferir o outro, como iremos decidir dentre todas as nossas finalidades quais serão realizadas prioritariamente. Organizamos o poder para não prevalecer sempre o mais forte e estabelecemos regras de conduta, de comportamento, para não desrespeitarmos os outros e vivermos em relativa paz. Com isto, constituímos um Estado, ou seja, uma sociedade política e juridicamente organizada.
Estado, portanto, também somos todos nós, pois é tão somente a nossa sociedade com regras de organização do poder, das decisões que afetam a todos e com organização dos comportamentos que podem interferir na vida de outras pessoas, com regras sobre o que podemos fazer, o que devemos fazer e o que não podemos fazer.
É incrível como não entendemos o que é um Estado e como o colocamos como uma entidade autônoma, longe de nós, à qual não pertencemos. Não podemos confundir Estado com Administração Pública. Esta é somente a ferramenta utilizada para realizarmos nossas finalidades, para atingirmos o bem comum. Administração pública não é Estado. O Estado somos todos nós. Somos também responsáveis pela vida que levamos, mas temos que entender como tudo isso funciona. Então poderemos mudar a nossa sociedade, melhorá-la, aperfeiçoar o Estado, mudar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário