segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O QUE É SOCIEDADE?

Prezados Leitores:
Poucas pessoas realmente compreendem o que significa sociedade e por que vivemos assim. Pois este é o primeiro passo para pensarmos a nossa vida, nossos valores, nossas escolhas.
O conceito é simples, utilizado em nosso dia a dia quando falamos em iniciar um negócio, “montar uma sociedade com alguém”. Constituir uma sociedade é juntar-se a outras pessoas para atingir finalidades e objetivos comuns de forma mais rápida e fácil. Este termo é conhecido da maioria das pessoas, mas poucos enxergam que a nossa sociedade, no sentido macro e político, é exatamente a mesma coisa. Sociedade é um grupo de pessoas que se unem para atingir mais facilmente determinados fins, como proteção, moradia, alimentação, segurança, saúde, etc. Costuma-se chamar de bem comum estas finalidades gerais, que são comuns a todos, que todos almejam.
É por isso que vivemos juntos, com outras pessoas, em sociedade; e não sozinhos, cada um fazendo e buscando o que bem entende. É mais vantajoso e fácil viver com outras pessoas. Precisamos da sociedade, mas ela não existe fora de nós, como um ente externo e imposto. Nós somos a sociedade. Cada um de nós escolhe todos os dias continuar a levar esta vida próxima a outras pessoas, pois sozinho tudo seria muito mais difícil.
Mas é claro que a convivência com outras pessoas traz vontades diferentes, ideias antagônicas, visões de mundo conflitantes. Os conflitos são inevitáveis quando se vive em sociedade. No entanto, por ainda assim valer a pena, precisamos organizar esta vida em grupo, com o diferente, com limitações, com deveres nossos e direitos alheios.
Também precisamos organizar como decidiremos as ações mais importantes do grupo, quais são nossas prioridades, quais finalidades precisamos buscar primeiro. Não podemos todos participarmos pessoalmente de todas as decisões e escolhas em todos os momentos, mas também não pode prevalecer o mais forte apenas por ele ser mais forte, decidir por todos apenas aquele que gera maior medo. Precisamos organizar o poder, as decisões, os conflitos, as regras de conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário